90 ANOS DO PORTO DE PARANAGUÁ: A FESTA É DE QUEM TRABALHA!

401 Views

Hoje o nosso Porto completa 90 anos. Uma data histórica, digna de comemoração. Mas comemorar o quê? E, principalmente, com quem?

Refleti profundamente sobre a importância de escrever algo nesta data. Não poderia deixar passar em branco: são nove décadas em que o Porto de Paranaguá cresceu, consolidou-se e tornou-se referência nacional e internacional. Porém, é impossível celebrar sem perguntar: onde estão os trabalhadores nessa festa?

Desde que assumimos a gestão do Sindicato, em maio do ano passado, sabíamos que os 90 anos seriam uma data para ficar na memória. Imaginávamos uma celebração em que os trabalhadores estivessem no centro, sendo reconhecidos pelo papel fundamental que desempenham todos os dias. Tínhamos a esperança de que nessa data seria anunciado finalmente algo de bom para o funcionário. No entanto, a realidade é outra: enfrentamos em Brasília um projeto que abre margem para terceirização e praticamente acaba com a Guarda Portuária e, localmente, nossa principal batalha – o nosso PCS – não sai do papel.

Durante as comemorações de 90 anos, vimos um bolo percorrendo setores, fotos sendo tiradas, sorrisos oficiais estampados em redes sociais. Mas quem realmente mantém o Porto funcionando todos os dias, garantindo recordes de movimentação e resultados históricos, mais uma vez é deixado de lado. O bolo circulou rápido, com uma agilidade, a mesma a qual gostaríamos de ver nosso Plano de Cargos – PCS andar.

Gostamos muito de usar a frase “melhor porto do Brasil“. Os nossos representantes gostam de nos comparar com outros portos, e sempre usamos o porto de Santos como base para dizer que somos mais eficientes. Pois bem, que seja lançado o desafio: que o nosso funcionário seja tão bem tratado e reconhecido como o funcionário de Santos — um porto que paga PLR, que provê Previdência Complementar, que realiza concursos e cuja Guarda Portuária não está em extinção.

Que a próxima comemoração, em 1º de maio, seja com motivo real para celebrar. Que possamos, enfim, compartilhar algo mais que um bolo: que possamos compartilhar respeito, valorização e dignidade!

 

Rodrigo S. Vanhoni

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários do Paraná – Gestão 2024-2027

Juntos, somos a base que sustenta o Porto de Paranaguá