Dia Internacional da Mulher

26 Views

 

Neste Dia Internacional da Mulher, quero ressaltar a importância feminina não só no ambiente portuário, mas em especial, em nosso ambiente sindical.

Durante boa parte da sua história o SINTRAPORT contou com a presença das mulheres em suas diretorias, mesmo o setor portuário sendo majoritariamente masculino, nossa atuação no sindicato já se destacava. Tivemos dona Raquel, Maria do Socorro, Lucilena, Maria Manuela, Maria do Rocio, Sonia, Giolete, hoje temos Paula e Jamile, nomes conhecidos e queridos por muitas e muitos de nós.
Mas, além das portuárias, quero destacar outras duas mulheres extremamente importantes para o nosso sindicato: dona Esmeralda e dona Maria, carinhosamente conhecida como Mariazinha. Duas funcionárias que, entre sustentar suas famílias e criar seus filhos, dedicaram mais de 30 anos ao SINTRAPORT. Elas passaram por diversas gestões, acompanharam muitas conquistas e vitórias, mas também derrotas e perdas. Lembram-se de vários portuários pelo nome e contam com carinho histórias dos que já se foram.
Que sorte a nossa gestão tem de poder estar aqui e ouvi-las, aprender e de alguma forma reconhecer tudo o que fizeram e continuam fazendo por nós.
Nossa intenção, nesse dia tão simbólico e que representa a luta feminista por igualdade e respeito, é lembrar todas essas mulheres maravilhosas que deixaram e ainda deixam sua marca em nosso porto e em nosso sindicato. Queremos expressar nossa imensa GRATIDÃO a todas as mulheres, portuárias, funcionárias, esposas, mães e filhas que direta ou indiretamente contribuíram e contribuem para que este Porto seja tão eficiente e reconhecido e reforçar o compromisso do SINTRAPORT em trabalhar para que em um futuro bem próximo sejamos muitas e muitas mais na diretoria do sindicato e em todas as áreas deste porto.
Muito obrigada a todas que vieram antes de nós!
Dâmia Nunes.
Vice-Presidente do SINTRAPORT.